terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Não ao fechamento do Cinema Belas Artes

Hoje o post é dedicado ao Cinema Belas Artes e eu gostaria de dividir com vocês e que principalmente vocês dessem continuidade passando a diante.

O Belas Artes, um dos mais antigos cinemas de São Paulo, se prepara para as últimas sessões. No dia 30 de dezembro, uma notificação judicial avisou: o imóvel, na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, tem de ser entregue até fevereiro.
Terminará, assim, uma história iniciada em 1943. Terminarão assim os "Noitões" que, nos últimos anos, chegaram a reunir, madrugada adentro, mil pessoas.
A ameaça de fechamento do cinema veio a público em março de 2010, quando o HSBC pôs fim ao patrocínio. André Sturm, o proprietário, começou então a bater à porta de algumas empresas, atrás de nova parceria.
Conversa daqui, conversa dali e, em novembro passado, foi acertado novo apoio. A minuta do contrato estava sendo finalizada quando veio a surpresa. "O proprietário disse que queria o imóvel de volta porque ia abrir uma loja lá", diz Sturm.
Sturm conta que havia se comprometido a pagar um novo valor de aluguel, de R$ 65 mil, assim que fechasse o patrocínio. "Tínhamos um acordo, mas ele não cumpriu", diz o dono do cinema.
Procurado, o proprietário do imóvel, Flávio Maluf (que não é filho de Paulo Maluf), não precisou sequer ouvir uma pergunta. A identificação da reportagem da Folha foi suficiente para que dissesse não ter nada a declarar.
"Ligue para o meu advogado", recomendou. Enquanto ditava nome e telefone, interrompeu a fala e perguntou: "Mas é a respeito do quê?". Informado, ensaiou uma explicação: "Perderam o prazo... Não tenho nada a declarar". O advogado não retornou as ligações.
Maluf passou a responder pelo imóvel há dois anos, quando seu pai morreu. "Venceu a visão mesquinha", diz Sturm.
Ontem, os 32 funcionários receberam o aviso prévio.
Letreiro do Belas Artes diz 'desde 1952' e é um mistério até para André Sturm; "Quando assumi, estava lá", diz""
Leia na integra: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/855158-apos-68-anos-belas-artes-vai-fechar-as-portas-em-sao-paulo.shtml
____________________
Segue o link com o abaixo-assinado pelo NÃO fechamento do Belas Artes que montaram:
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/7873
Assine também!




Fonte:http://patrocineocinemabelasartes.blogspot.com/2011/01/ao-que-tudo-indica-e-o-fim.html

2 comentários:

É uma triste situação, o Belas Artes é um dos últimos cinemas de rua da cidade, acredito que restarão apenas o Espaço Unibanco e o Cinesesc na Rua Augusta.

Assisti muitos filmes no Belas Artes, no Espaço Unibanco e nos antigos Gazeta, Gemini, Paulistano, Bristol, Liberty, sem contas os do centro antigo de SP e o crescimento dos Shoppings fez migrar grande parte do público para os Multiplex, porém ainda existe um público fiel para cinemas como o Bela Artes. A questão é que a ganância de pessoas como o citado dono do edifício não liga a mínima para a cultura. É a cara da elite brasileira.

Uma opinião pessoal, por mais que os cinemas de shopping sejam modernos, eles não tem a alma e o charme destes antigos cinema da Paulista, além da diferença de público. Na região da Paulista o público aprecia o cinema, já grande parte do público de shopping é apenas consumidor de cinema.

Abraço

É triste mesmo, morre aí uma parte da história. Frequentei muito os cinemas da região da Paulista, bem lembrado pelo amnigo Hugo o Gemini, Bristol e Liberty eram os que eu mais ia. Mas eles querem mais lojas né, então ficamos aqui com as lembranças do que já foi.

Postar um comentário

Deixe um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More