segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lost – 6×17/6×18 The End Partes I e II (Series Finale)

Durante essa semana tentei evitar pensar em como seria assistir séries sem ter Lost para esperar. A ficha não havia caído mesmo com o domingo cada vez mais próximo e eu não sabia o que sentir sobre o fim da série, muito menos de como escrever a última review desse fenômeno televisivo. Mas foi assistindo ao episódio recap com comentários dos atores e produtores, e os comerciais com depoimentos de fãs que eu realmente despertei para a realidade original. A série acabou, criando um novo marco na história da TV: antes e depois de Lost.

O fim irá gerar discussões para sempre. Milhares irão dizer que foi a pior coisa que já viram, enquanto outros acharam realmente muito bonito, como eu. O final de Lost foi lindo…épico. Encerrou sua jornada de uma forma divina, cumprindo sua missão de mostrar a evolução daqueles personagens introduzidos 6 anos atrás. E que 6 anos maravilhosos, cheios de ação, mistério, risadas, lágrimas e muita emoção ao passo que conhecíamos cada vez mais da vida dessas pessoas especiais.


Na ilha todos os acontecimentos foram fantásticos!! A jornada para desativar e reativar o mecanismo que gera a luz e a água foi de tirar o fôlego com atuações impecáveis de todos os atores comprometidos com o enredo. Ao tirar a espécie de rolha, Desmond desligou os poderes da ilha, que transformaram o homem de preto e Richard em pessoas normais, mortais. Que felicidade ao ver o antigo imortal membro dos Outros perceber entusiasmado que agora envelhece e que algum dia poderá se juntar a amada Isabella. Miles, que eu jurava que fosse morrer, passou ileso de aquilo tudo decolando da ilha com a ajuda do fantástico Frank Lapidus, que não só sobreviveu ao incidente no submarino, como tirou os restantes dos sobreviventes da ilha. Claire se juntará ao filho Aaron, compartilhando uma grande amizade com Kate, que junto de Sawyer, poderá, se possível, algum dia voltar a vida normal. Precisamos mesmo saber que aconteceria quando chegassem ao mundo real? Não, não precisamos e nem faria diferença, já que todos acabariam no mesmo lugar e juntos.

Hurley e Ben formando uma dupla de “Jacobs”, com Jack fazendo o mesmo ritual foi grandioso e não há, uma única alma viva, que não tenha se emocionado com Jorge Garcia e seu grande Hurley Reyes. Aqui acontece o mesmo, não importa o que terá acontecido a eles e Desmond e nem por quanto tempo viveram na ilha cuidando da luz. A luta de Jack e do homem de preto ficará para sempre em minha memória, como um dos combates mais épicos da história da televisão. Como eu queria, o homem de preto morreu, permitindo a série mostrar que o bem sempre vence, influenciando milhares de pessoas que tomam Lost como filosofia de vida.

Porém, Jack, o grande protagonista da série, foi um show a parte. Tente lembrar de como conhecemos o médico 6 anos atrás: O homem da ciência!! Até chegar onde chegou, Jack precisou perder amigos, precisou sofrer, lutar, cair. Mas o mais importante de tudo é que ao abraçar o destino, Jack fez o mais importante…salvar a ilha. Com isso, despediu-se do mundo real deitando perto do mesmo local, com o mesmo cachorro, no mesmo estado físico do episódio piloto. Jack fechou os olhos com a certeza de que seus amigos estavam a salvo e com a confiança de que cumpriu sua missão. Parabéns Jack, você fez exatamente o que todos os fãs esperavam, foi um líder e que grande líder.


Mas como deveria ser o final de todas aquelas pessoas que nos foram apresentadas, e que juntas formaram relacionamentos, geraram vidas e nos fizeram felizes? Lembram que Damon Lindelof e Carlton Cuse afirmaram inúmeras vezes de que o que se passava não era uma espécie de purgatório? Pois bem, eles não mentiram. A ilha existiu, sem duvida nenhuma, mas o grande mistério da temporada foi resolvido de uma forma magnífica…uma história de perdão.

Ao morrer, cada um deles teve a chance de viver a vida que sempre sonharam. A vida onde o 815 não cai em uma ilha, onde eles não são imperfeitos cometendo os mesmos erros. Ao longo dessa nova vida nesta espécie de purgatório, eles tem a chance de perdoar e serem perdoados ao reparar o que antes estava mal feito. Mas chega uma hora em que todos precisam continuar, voltar ao mundo real e encarar o que for que venha pela frente e foi assim que os sobreviventes puderam ficar juntos, lembrar de como foram suas vidas e se prepararem para uma próxima aventura.

Esse final dos flashsideways foi terrivelmente perfeito adicionando concretamente a espiritualidade como parte da trama principal. Alguns não estavam prontos ainda, como Miles e Ana Lucia, que não estavam na igreja, e ainda precisavam reparar alguns erros. Outros, como Daniel Faraday e Charlotte ainda poderiam aproveitar mais dessa vida, e seriam levados mais tarde, por Eloise, talvez, que também sabia da verdade, mas estava feliz por viver bem com o filho e Widmore. A confiança dos personagens ao recuperarem as lembranças foi muito bem interpretada por todos eles, e os reencontros, mais do que emocionantes.

Todos eles lembraram com fatos importantes da ilha. O nascimento de Aaron com Kate, Claire e Charlie; o amor com Sayid & Shannon e Sawyer & Juliet; o amor de pai com Jack; Ji Yeon com Jin e Sun, e a cura com John Locke. O reencontro de todos eles na igreja, assim como a conversa de Jack com seu pai Christian são inenarráveis. Vê-los todos juntos foi algo que nunca esquecerei, enquanto Christian abre as portas da igreja para que todos possam ir em frente. Isso tudo foi tão bem construído, tão bem escrito que eu precisei rever diversas vezes para conseguir compreender.


A série optou por não responder cada detalhe que os fãs persistem em saber. Decidiu mostrar a vida dessas pessoas e seus respectivos finais, fornecendo essa resposta religiosa de que tanto a humanidade deseja saber. Essa é a visão de Lost sobre um dos mistérios do mundo real colocada para servir de apoio enquanto nos despedimos de Jack, Kate, Sawyer e todos os outros que aprendemos a amar. Lost errou, deixou histórias para trás, enrolou alguns episódios…mas pergunto agora se isso influenciou o final como um todo, como o desfecho dessa grande obra prima. E a resposta é não!

Parabéns a todos que transformaram Lost no fenômeno que é. Aos criadores, roteiristas, diretores, toda a equipe de produção. Aos atores, a nós fãs e a vocês que acompanharam Lost aqui no Seriadosnetv: muito obrigado!! Existe vida após a série? Sim, existe, mas será com menos mistérios, menos perdida e incrivelmente mais feliz por ter tido a chance de viver Lost. Para você que não gosta, eu respeito, mas é uma pena não poder ter presenciado essa jornada. E quando eu for para a minha “realidade paralela” espero poder lembrar de tudo que com Lost vivenciei.

1 comentários:

Olá Patrícia, lindo comentário, parabéns! ainda me emociono ao lembrar do final de Lost, confesso que estou com um vazio no que diz respeito a séries, mas enfim, a tv continua e vamos esperar que algo bem legal apareça. Ainda não tenho banner do blog, preciso providenciar um, tem dica de algum lugar legal pra fazê-lo? Bjs!

Postar um comentário

Deixe um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More