sexta-feira, 11 de março de 2011

FPR: A nova geração de telas 3D da LG

Mais brilho na imagem e óculos mais confortáveis são algumas das vantagens da novidade coreana.



O “Film-type Patterned Retarder” (retardador padronizado tipo filme), tecnologia de exibição tridimensional apresentada na manhã de sexta feira, 16, pela LG Display em um evento na China promete resolver alguns dos principais problemas com as telas 3D atuais, ente eles o preço.







A substituição do material componente do “patterned retarder”, espécie de máscara responsável pela divisão da imagem entre olho direito e esquerdo é a grande inovação do FPR. 

No lugar do vidro atualmente utilizado, caro e pesado, a empresa aplicou um filme plástico, o que deve resultar em preços mais baixos nas televisões 3D quando a tecnologia chegar ao mercado.


Além disso, o plástico utilizado diminui o “cross talk” – borrão fantasma da imagem 3D – e reduz consideravelmente o consumo energético das telas. Outro destaque é a ausência total de “flickering”, interrupções instantâneas na imagem que fazem a tela piscar, responsáveis pelo cansaço visual durante a exibição tridimensional.
 
Uma das principais reclamações sobre a tecnologia 3D em TVs é a necessidade de óculos especiais pesados, feios e desconfortáveis. Como as telas FPR oferecem imagens mais claras e brilhantes, a necessidade de lentes pesadas e retas como as utilizadas atualmente diminui.




Com isso, óculos tridimensionais mais leves e bonitos, podendo inclusive ter lentes curvas, de maneira semelhante a óculos normais, podem ser utilizados, aumentando o conforto e a segurança ocular ao assistir produções em 3D.



Eu tive a oportunidade de experimentar essa nova experiência em 3D em um evento promovido pela LG para apresentar novas tecnologias ao publico Brasileiro. A experiência em assistir algo em 3° dimensão em nessa TV é muito boa. Não cansa as vistas e as imagens são perfeitas, fora que os óculos são muito leves e bonitos. veja a foto que tirei lá:






Com os óculos você consegue ver a diferença! Eu tenho muita certeza que essa tecnologia vai levar o 3D a outro patamar aqui no Brasil!  


1 comentários:

Interessante e vai chegar quando no BRasil?

Postar um comentário

Deixe um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More