Está cada vez mais difícil escrever, mais difícil conter as lágrimas, mas difícil aceitar o fim. What They Died For foi excelente em responder perguntas e resolver mistérios. Muitos reclamam da série, dizem que perderam tempo e que as histórias mudaram. É claro que existiram falhas, erros, histórias deixadas para trás. Mas o grande esquema da série sempre esteve bem claro: os personagens e suas devidas evoluções, tudo programado para um bem maior.
Foi o penúltimo episódio de Lost, no qual a história da finale foi revelada: a luta pela salvação da ilha. Mas uma coisa nós sempre nos perguntamos, por que exatamente aquelas pessoas foram escolhidas? Porque suas vidas, antes de vir para a ilha, estavam sofríveis. Jack foi o responsável pela morte do pai; Kate a mesma coisa; Hurley se sentia amaldiçoado e conturbado; Sawyer em busca de vingança, matando pessoas inocentes; Jin e Sun em um casamento sem amor e felicidade; Sayid vivia com os fantasmas de seu passado devido suas torturas e poderíamos lista todos os outros. Assim como Jacob, eles tomaram decisões erradas e precisam arcar com as consequencias, mas se a vida já está ruim, porque não dar-lhe um propósito? E é esse o motivo daquelas pessoas estarem a bordo do Oceanic 815 no dia 22 de Setembro de 2004.
Jack sempre foi um dos personagens que menos gostei, mas há algum tempo, vem mudando completamente minha opinião. Jack, o homem de fé, o novo Locke, a pessoa que acredita em destino. É maravilhoso ver essa evolução, e não haveria razão alguma para alguém, além dele, assumir o posto de protetor da ilha, de novo Jacob. Também descobrimos porque Kate não era mais uma das candidatas: por ter virado mãe e ter cuidado de Aaron. Essa deve ser a mesma explicação para Claire e Sun estarem riscadas, o que nos deixa com o Kwon realmente sendo Jin. Em um ritual que mais deve ser apenas para enfeitar o evento, Jack bebeu da água e agora é como Jacob. Achei ótimo o coração da ilha ficar logo atrás do local em que Jack acordou na primeira cena da série.
Jacob, ao cometer o erro de colocar seu irmão dentro da luz, criou o monstro de fumaça, como vimos episódio passado. Essa fumaça, que se personifica para sentir-se humano, é o grande mal do mundo, que deve ser detido. Isso já está claro há vários episódios, mas foi dito com todas as palavras em What They Died For. E ele, o homem de preto, quer destruir a ilha, o lugar que o aprisionou todos esses anos. Descobrimos também o verdadeiro papel de Desmond. Ele é o último recurso para salvar a todos, um homem especial. Desmond foi introduzido na trama há 5 anos atrás,e duvido que alguém lhe dava tanta importância naquela época, mas Darlton já tinha tudo programado para esse grande personagem. Quem tirou Desmond do poço nós não sabemos, mas como ele serve de ajuda para destruir a ilha é algo que estou querendo saber. Ao mesmo tempo fico triste, pois para o papel de Desmond, de ser a última tentativa, tornar-se realidade, significa que Jack teria de falhar, e não é o que eu gostaria de ver.
Ainda na ilha tivemos Ben, que, me perdoem quem acha que ele é vilão, mas não há como o personagem terminar ajudando o mau. Ele sempre foi alguém que tomou escolhas erradas e que percorreu caminhos ruins, mas no fundo, Ben é alguém bom e um final decente para ele seria terminar como herói, por isso acredito que será de grande ajuda para Jack e Desmond contra o homem de preto. Também duvido que Richard tenha morrido assim, sem realmente se sacrificar, então espero mesmo que a série lhe dê um bom final, assim como para Miles e Claire.Nos flashsideways, Desmond foi mais uma vez o salvador. Com a ajuda de Hurley, que agora já sabe das duas realidades com a ajuda de Libby e do próprio brotha, Desmond está juntando os últimos sobreviventes para conseguir mostrar a verdade. Estou extremamente curioso para saber o que acontecerá no concerto que Desmond está levando Kate e aonde Hurley levará Sayid. Adorei ver Claire morando com Jack e David, como uma família e me pergunto se ainda veremos o nascimento de Aaron. Locke fará a cirurgia e algo me diz que é com ele, com o nosso antigo homem de fé, que as duas realidades, de alguma forma, se conectarão, já que na ilha Locke é o homem de preto e deve haver algo mais para ele não poder mudar de forma e ser a personificação de Locke.Ben e seu novo par romântico foi delicioso de assistir. Não acho que precisa ter continuação dele com Danielle Rousseau, dando apenas para imaginar que eles, mais Alex, poderiam ser uma família feliz. Outra coisa que me deixou bastante intrigado foi ver Desmond dizer que Ana Lucia ainda não estava pronta. Isso significa que ele não precisa reunir os sobreviventes que morreram na ilha? Faria sentido, assumindo que Locke precisa estar junto devido ao homem de preto assumir sua forma e acreditando que Jin, Sun e Sayid acabaram de morrer. Foi ótimo ver a policial, mesmo que rapidamente, fazendo sua provável última aparição na série.Tudo se encaminha para o fim, para o grande propósito da série, que, apesar do que muitos dizem, faz total sentido agora. A ficha está começando a cair com final próximo, pois domingo teremos a exibição de The End, o último episódio de Lost. Consegue imaginar?